top of page

SACADA DO DIA - AUTO AJUDA

  • Writer: Tania R Sanchess
    Tania R Sanchess
  • Aug 16, 2016
  • 2 min read

Recentemente li um artigo da psicóloga Renata Rolim que falava sobre autoajuda e auto apoio e resolvi escrever um breve texto, visto que meu foco é o autoconhecimento.


Como psicóloga eu acredito que todo ser humano tem condições e recursos internos, para se ajudar, para obter seus objetivos ou solucionar problemas de cunho emocional, pessoal, profissional, espiritual ou financeiro. Para isto acontecer o caminho é olhar mais para dentro de si do que para o outro ou para o meio. Isto faz parte do processo de conscientização – quando eu sou consciente, eu coloco atenção em minhas emoções, reações e ações ou seja, como a Renata Rolim escreveu “toda a atenção é voltada a nossas emoções e nossa forma peculiar de encarar o que nos acontece e isto vai nortear a maneira como resolvemos nossos problemas ou como nos auto ajudamos”.


Agora a realidade é, o que aprendemos, o que acreditamos, o que valorizamos vai de encontro com a questão acima? Se você disser sim, parabéns! Você é uma excelente exceção! Mas a realidade é que, em sua maioria, nascemos, vivemos e crescemos acreditando que vale mais prestar atenção na “grama do vizinho” do que na nossa; somos tão voltados para o que acontece fora de nós, que esquecemos de regar nosso jardim interno com bons pensamentos, sentimentos, boas palavras, bons objetivos e ações. E cada dia mais temos pessoas doentes emocionalmente porque não sabem o que querem, não sabem o que realmente valorizam para suas vidas e não sabem porque continuam tendo o mesmo comportamento se não conseguem respostas diferentes. Depressão se tornou algo “natural” entre nós.


Se faz necessário virar a roda, mudar o disco ou a estação de rádio interno. Sair do piloto automático, respirar, parar para olhar os anseios e como resolvê-los. Está na hora de “reiniciar o processo” e fazer escolhas verdadeiras, suas escolhas, para viver em paz consigo. Se precisar procure ajuda, não há vergonha nisto. Para mim, vergonha é continuar reclamando da vida, se colocando como vítima dela, quando as decisões estão em suas mãos. Viva de maneira sustentável e se posicione, tenha escolhas e tome decisões sem atropelar ninguém. Cuide do seu jardim, da sua horta e viva em paz consigo. Este processo é desafiador. Mas que graça teria a vida se pelo menos não tivéssemos desafios?

Tania R Sanchess Psicóloga & Coach Funcional Treinadora Comportamental Celular (11) 99468-4160 Skype: taniaregina38 www.taniarsanches.com

Facebook: http://www.facebook.com/taniarsanchespsicologa

 
 
 

Comments


bottom of page