top of page

SACADA DO DIA - MALA DA VIDA

  • Writer: Tania R Sanchess
    Tania R Sanchess
  • Sep 3, 2016
  • 2 min read

Updated: Mar 12, 2024


Como está sua mala da vida? Hoje acordei refletindo sobre as coisas que carrego dentro de mim – os sentimentos, emoções, conhecimentos, aprendizados, experiências, pensamentos. E percebi o quanto às vezes encho minha mala de coisas que não me agregam valor, de sentimentos que são tóxicos e pesam, de pensamentos que não me levam a lugar algum...


Quando nascemos, temos apenas uma mala pequena para carregar, pois não passamos por experiência alguma ainda, para colocar conteúdos nesta mala. Porém à medida que os anos vão passando e vamos adquirindo experiências, esta mala vai enchendo e a bagagem vai aumentando. Passamos por tantas coisas e começamos a guardar tudo porque consideramos que são importantes, que podemos utilizar em algum momento futuro, como resposta a alguma coisa que podem nos ocorrer. Mas chega um momento de nossa caminhada que nossa mala fica pesada, pois é tanta coisa acumulada, que a sensação que dá é que fica insuportável carregar tudo. O peito fica oprimido e os pensamentos conflitantes.


São nestes momentos que precisamos parar e olhar nossa mala. Dar um tempo para respirar e observar o que tem lá dentro, fazer uma reflexão e avaliar o que vale a pena manter e o que deve ser jogado fora, pois, o passado é uma roupa velha que não nos serve mais. Então é hora de aliviar o peso, esvaziando a mala. Mas o que tirar de lá? Pela minha experiência eu sugiro que você tire tudo, faça uma faxina e jogue fora o que não agrega mais, o que só pesa e não tem funcionalidade: raiva, mágoas, medo, ressentimentos, pessimismo, desanimo, decepções, tristeza, preocupações desnecessárias, insegurança. Estas coisas pesam demais na vida da gente e não nos servem como referência para os passos futuros; são mais pedras do que indícios de um caminho promissor.


O caminho ainda é longo da nossa vida e temos muitas coisas pelo que passar. Quer mesmo continuar carregando uma mala pesada cheia de pedras para tropeçar no caminho?


Tania R Sanchess

 
 
 

Comments


bottom of page